terça-feira, 26 de outubro de 2010

Gênese de uma Mulher Feia

"As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental."
[Vinícius de moraes, e olha que ele bebia...]
Há aproximadamente 3 bilhões e meio de anos, a Terra era um lugar quente e inóspito. Porém, todas aquelas tempestades, tormentas e descargas elétricas puderam desencadear, sobre o oceano primordial de moléculas que existia na sua superfície, a origem do que chamamos vida.
Hoje em dia, em bares de quinta categoria, podem ser fielmente reproduzidas as condições essenciais para a origem da vida. A atmosfera desses ambientes, por exemplo, é idêntica à da Terra primordial: Vapor de Água (H2O, presente na exalação dos suores de bêbados que não tomaram banho), Gás Carbônico (CO2, da respiração dos mesmos e também da fedida fumaça dos cigarros, que felizmente diminuiu bastante, graças à lei antifumo), Amônia (NH3, encontrado na urina dos banheiros, sem lavar há décadas) e, finalmente, o Metano (CH4, componente dos peidos, perdão, flatulências desses heróicos frequentadores).
Some-se a isso as descargas elétricas, emitidas por uma lâmpada fluorescente com mau contato, daquelas que ficam piscando intermitentemente, à eterna espera de serem trocadas. Pronto. Estão criadas as condições para um novo Gênesis. Mas cuidado: nem sempre o que é criado ali pode ser coisa boa.
Relatos desses frequentadores (não me incluo) comprovam fenômenos de geração espontânea de estranhos seres, que acordam com você e desaparecem no dia seguinte, sem deixar rastro.
É sabido que a cerveja, bebida muito consumida nesses bares, resulta da fermentação do amido presente na cevada, pelo fungo Saccharomyces Cerevisiae. Pois bem. O indivíduo, ao consumi-la e sem perceber, baba parte dela sobre suas roupas, quer por desatenção em segurar o copo (resultado do efeito da ingestão do álcool), quer por dificuldades de "prrrrrronúncccccia" numa discussão mais acalorada (pelo mesmo motivo). Essas moléculas, ali se acumulando, com a presença dos gases que mencionei e das descargas elétricas, (e com a ajudinha extra do Saccharomyces) podem desencadear um fenômeno bastante estranho, que o pobre indivíduo só percebe na manhã seguinte.
Acontece que tais descargas elétricas, atuando sobre os aminoácidos acumulados na roupa do rapaz, geram coacervados*, que vão se aglutinando até formar células elementares, depois aglomerados mais complexos. O processo evolutivo ocorre à maneira de Darwin**; porém, por alguma razão que desconhecemos, é espantosamente acelerado: em vez de durar milhões de anos, como de costume, demora apenas algumas horas, cerca de sete ou oito - justamente o tempo de sono da vítima. Estudiosos acreditam que o fungo Saccharomyces acelera o processo, o que o torna similar a um tipo de fermentação.
Um amigo meu (sim, pessoal, era um amigo meu, viram?) acordou no seu apartamento, pela manhã. Após perceber a sensação dolorosa da ressaca, mesclada com o alívio de estar no aconchego do seu lar, olha para o lado na cama e percebe uma coisa horripilante. Um ser, quase que disforme, lembrando uma imagem humana, mais especificamente, feminina, que para simplificar chamaremos de uma mulher. O ser dá o que parece ser um sorriso e balbucia algumas palavras:
- Bom dia meu amor... Foi bom para você?
O pobre homem fica paralisado. O que é que pode ter acontecido, pensa. Imediatamente, ele entra em suas roupas, pega a mulher e a leva para o carro, saindo de lá sob os olhares jocosos dos porteiros do prédio. Logo após, abandona-a em algum lugar distante. A mulher se desmaterializa logo após sair do carro.
- Menina, tu é tão feia que tu não nasceu, tu fermentou! (sic) - Pensa o pobre rapaz, aliviado.
Não bebam. Mas se beberem, não dirijam. Nem paquerem.
***


Glossário:

[* Coacervados - um aglomerado de moléculas proteicas envolvidas por moléculas de água, em sua forma mais complexa. Essas moléculas foram envolvidas pela água devido ao potencial de ionização presente em alguma de suas partes. Acredita-se, portanto, que a origem dos coarcevados (e consequentemente da vida) tenha se dado no mar.
Fonte: Wikipedia
[**Charles Robert Darwin FRS (Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809Downe, Kent, 19 de Abril de 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual[1]]
Idem Ibidem

3 comentários:

  1. Oi Joeldo.

    Acredito que Vinícius tivesse um conceito de beleza além da visão de qualquer mortal...
    Acredito também que esse fenômeno ao qual você se refere, não dependa de um ambiente desse nível para acontecer.Está muito mais ligado à inconsciência provocada pela ingestão exagerada desse liquido de moderado teor alcoólico, o que pode se dar num ambiente onde aparentemente esse conjunto de condições nauseantes não exista. Esses "seres horripilantes e quase disformes" podem com tranquilidade se esconder por trás de trajes e truques. E mais! Isso não se limita ao universo feminino! Pode muito bem acontecer o contrário!!! kkk
    De um jeito ou de outro, vale seguir seu conselho. Homem ou mulher, se beber não paquere... pode ser muito mais perigoso do que dirigir!!!

    Beijos
    Lygia

    ResponderExcluir
  2. Oi Lygia,

    Será que o conceito de beleza de Vinícius não era reforçado por uns uisquinhos a mais? rs

    Mas voltando ao texto, acho que os ambientes com alto teor dos gases que mencionei (H2O, CO2, NH3 e CH4) são mais propícios à criação de organismos primitivos.

    A inconsciência provocada pelo álcool não é suficiente para que esses organismos surjam do nada.

    Assim, essa minha teoria vem explicar definitivamente porque a bebida faz com que certas pessoas, às vezes, acordem no dia seguinte com seres horripilantes ao lado.

    Beijos!

    Joeldo

    ResponderExcluir
  3. Tem blog que me pega pelo título. Foi o caso do seu, Joeldo. Que achado! E traduz com precisão o seu foco temático. Daí, por conseguinte, o que se lê aqui atende e até suplanta a nossa expectativa. Textos de primeira, bem temperados com meu condimento predileto: o humor.

    Beijos

    ResponderExcluir